16º BPM apreende 12 armas de fogo irregulares nos últimos (4) dias na região

 16º BPM apreende 12 armas de fogo irregulares nos últimos (4) dias na região

O 16º Batalhão de Polícia Militar, desde o dia 01 de setembro, apreendeu 12 armas de fogo em situação irregular, além de diversas munições, as quais estavam de posse de pessoas que não possuíam o devido registro e autorização, além de que estavam ameaçando outras pessoas com o emprego destas armas.

No dia 01 no município de Reserva do Iguaçú, após denúncias de que um masculino de 35 anos estava de posse de uma arma de fogo tentando revender, a equipe ROTAM em patrulhamento pelo centro da cidade, visualizou a pessoa denunciada em frente à sua residência, sendo realizado a abordagem, onde tal masculino apresentou um revólver da marca Amadeo Rossi, calibre 22IR, carregado com 03 munições intactas.

No dia 03 em Pitanga, após ter sido levantado que masculino, 25 anos, estaria com armamentos irregulares, foi deslocado até uma chácara na área rural onde foi localizado diversos estojos deflagrados de munições calibre .38 espalhados pelo chão do local. Foi  visualizado masculino, 24 anos, na entrada da casa, sendo dada voz de abordagem, sendo localizados, três armas de fogo irregulares, um revólver cal. 357 (taurus) preto fosco carregado com 7 (sete) munições intactas cal. 38, marca cbc; uma carabina puma cal. 357 cromada e uma espingarda cal. 36 sem numeração aparente.  

Ja no dia 04, no Turvo, equipe ROTAM passou a receber denúncias de que o masculino, 38 anos estaria realizando comércio ilegal de armas de fogo e de munições que frequentemente fornecia munições a caçadores da região bem como efetuva disparos de arma de fogo e realizaria a caça a especies da fauna. No local o masculino empreendeu fuga, sendo realizado acompanhamento e logrado êxito na abordagem sendo este identificado e localizado uma espingarda Rossi calibre 32 carregada com um cartucho intacto. Ainda na residência foi localizada uma espingarda rossi calibre 28 2 canos paralelos, uma espingarda rossi calibre 36 sem numero de serie aparente ainda em buscas no galpão foram localizadas uma espingarda rossi gauge 12 2 canos paralelos, mais uma carabina puma calibre 38 e ainda uma caixa contendo em seu interior 3 munições calibre 44, 221 munições calibre 38, 8 cartuchos calibre 28, 24 cartuchos calibre 32, 3 cartuchos calibre 36, 43 cartuchos calibre 12, 401 munições calibre 22, 25 estojos calibre 12, 19 estojos calibre 32, 01 estojo calibre 28, 9 projeteis rotativos calibre 12, 8 projeteis calibre 28, 2 431 kg de chumbo, 217 gr de pólvora e 157 espoletas.

No mesmo município de Turvo, a equipe apreendeu uma carabina calibre 22 marca Rossi capacidade para 14 tiros descarregada juntamente com 14 munições intactas sendo que esta arma estava em situação irregular e não possuía registro junto aos órgãos. O masculino de 49 anos foi encaminhado a Delegacia.

Em Rio Bonito do Iguaçú, Uma equipe RPA recebeu uma ligação do Posto de Saúde informando que mulher de 48 anos, estaria no Posto pedindo por socorro, relatando que seu marido, 49 anos, estaria com um veículo Ford Ka na cor vermelha ameaçando a mesma de morte. A equipe de posse das informações, realizou patrulhamento e localizou tal masculino, onde em busca veicular foi localizado uma arma de fogo tipo revólver marca Rossi, calibre 22, com 05 (cinco) cartuchos intactos e 02 (dois) deflagrados.

Por fim no município de Santa Maria do Oeste, quando a equipe RPA em patrulhamento foi abordada por um masculino adolescente em desespero dizendo que um homem estava matando seu pai de 45 anos, pois teria apontado a arma para ele e para seu pai. Rapidamente deslocado ao local, onde foi localizado um masculino de 45 anos e outro de 26 anos que ao lado deste estava uma arma de fogo do tipo espingarda carregada. Após a contenção dos abordados foi identificado a arma como

uma espingarda da marca CBC, com numeração suprimida, carregada com um cartucho, gauge 20 intacto a qual estava sendo usada mediante ameça entre os masculinos.

Portanto, foram 12 arma de fogos irregulares retiradas de circulação evitando assim situações de maior gravidade e risco a vidas.

Polícia Militar do Paraná, sua proteção é o nosso compromisso!

Polícia Militar 190

Disque Denúncia 181

Comunicação Social do 16º BPM – Batalhão 3º SGT PM Ricieri Chagas