Dúvidas que todos têm ao negociar um apartamento

 Dúvidas que todos têm ao negociar um apartamento

Fonte: Pixabay

Algumas vezes, quando você está em  busca de um imóvel terá de passar por algumas situações burocráticas e desagradáveis: Negociação e documentação são o que mais geram dúvidas dentre aqueles que querem comprar um apartamento em Ponta Grossa. Muitos chegam a desistir ou se precipitar durante a negociação por achar que não vão conseguir pagar, mas vale ressaltar que existem inúmeras formas de negociar o valor estabelecido — inclusive, quando você finalmente encontrou o imóvel que você tanto sonhava. Veja agora as dúvidas comuns quando se trata de negociar um apartamento:

Qual é o momento ideal para adquirir um apartamento?

Ter um apartamento para chamar de seu é o sonho de inúmeras pessoas, seja para deixar a casa dos pais e adquirir uma independência ou deixar de pagar aluguel. Se esse é o seu caso é um desses, um apartamento pode ser ideal para se iniciar uma vida nova. E caso você possa arcar com o valor oferecido por proprietários e construtora, é um investimento benéfico. Sempre opte por comprar um imóvel quando o mercado está em baixa, com muita oferta e pouca procura, isso faz com que o preço dos imóveis diminua e você possa comprar.

Estabilidade profissional e financeira também é um fator a ser avaliado na momento de comprar um imóvel. Afinal, o financiamento de um imóvel requer responsabilidade, pois o pagamento de suas parcelas chegam a aproximadamente  30 anos. Então, é necessário que se tenha segurança financeira, afinal isso é fundamental para que esse investimento seja concretizado.

Mas quais são os critérios utilizados para avaliar o valor de um imóvel?

São inúmeros os critérios que influenciam no preço de um apartamento, mas isso dependerá muito das expectativas e das motivações do interessado. Afinal, os valores podem exibir informações diferentes, dependendo da imobiliária, corretor ou  proprietário e também da região em que o imóvel está localizado. Vale ressaltar que, o custo de se viver em grandes centros urbanos, por exemplo, é diferente de viver em uma região interiorana. Essa comparação com demais imóveis é comum, até para chegar a um senso comum e indicar um valor justo de acordo com o mercado imobiliário.

Quais são os principais cuidados ao comprar um apartamento?

Além de escolher a localização ideal do apartamento, é necessário atentar-se ao dar início a uma negociação, pois ainda sim é possível levar golpes e se arrepender da compra. O recomendado é sempre pesquisar a reputação da construtora ou imobiliária responsável pelo apartamento que você deseja comprar. Isso deve ser feito, para que não ocorram dúvidas e arrependimentos após a negociação finalizada. Esse fator é importante principalmente no caso de comprar um apartamento ainda na planta, o que costuma ser uma opção acessível de aquisição. Observe, também:

  • os prazos para a realização do financiamento;
  • se a localização possui potencial de valorização;
  • segurança necessária para você e sua família;
  • a reputação dos vizinhos;
  • áreas de lazer.

Quais são os documentos necessários para adquirir um apartamento?

É muito importante verificar toda documentação necessária ao adquirir um apartamento. Essa documentação costuma variar de acordo com a instituição financeira escolhida pelo interessado ou pela forma de pagamento utilizada. De maneira geral, são necessário:

  • RG e CPF;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Comprovantes de renda recentes;
  • comprovante do endereço recente;

Para os casais, é necessário apresentar a certidão de casamento ou união estável, pois trata-se de um bem e isso será levado em consideração em casos de disputas judiciais.

Posso utilizar o meu FGTS para comprar um apartamento?

Muitas pessoas ainda possuem dúvida sobre a utilização do FGTS na compra de um imóvel, esse recurso facilita muito a vida daqueles que buscam adquirir sua casa e apartamento próprios. O FGTS é um direito adquirido pelos trabalhadores que atuam no regime de carteira assinada mensal, onde a empresa deve se comprometer em depositar o equivalente a 8% do salário vigente.

Com esse benefício é possível comprovar que suas funções empregatícias foram exercidas sob o regime de fundo de garantia, por, pelo menos, três anos. Esse valor pode ser utilizado em transações imobiliárias. Porém, para que o governo federal disponibilize os valores do FGTS é necessário cumprir alguns requisitos. Dentre eles, não pode ter financiamentos anteriores e nem outro imóvel em seu nome na mesma região.

Quais os gastos que terei com o apartamento após a compra?

Além do valor financiado, também há outros gastos que merecem atenção:

  • taxa de condomínio;
  • fundo de reserva;
  • IPTU;

Essas são perguntas bastante comuns quando se fala em negociar um apartamento. Sempre atente-se aos critérios de compra, documentação necessária e estado em que o apartamento se encontra para que não se arrependa futuramente. Lembre-se também das formas de pagamento e sobre o momento certo de comprar um apartamento. Com cautela, você poderá adquirir o apartamento dos seus sonhos e da sua família.

Vale lembrar que, apartamentos à venda costumam ser vendidos por um preço acima do estabelecido pelo mercado imobiliário. Por esse motivo, é necessário tentar uma negociação com a corretora e imobiliária responsável que, com certeza, eles irão auxiliar e proporcionar um imóvel com as características que você deseja por preços mais acessíveis.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas esclareçam suas dúvidas sobre negociar um apartamento!