Por que pessoas com ansiedade sofrem em relacionamentos
Veja o que especialistas tem a dizer sobre esse assunto
Pessoas que sofrem de ansiedade enfrentam muitas dificuldades em todas as esferas da vida, incluindo relacionamentos.
Cerca de 40 milhões de pessoas – ou 18% da população sofrem de algum transtorno de ansiedade. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, os transtornos de ansiedade são a condição de saúde mental mais comum no mundo. As pessoas que sofrem de ansiedade sabem que isso impacta praticamente todos os aspectos de suas vidas, incluindo seus relacionamentos mais íntimos.
Há muitas maneiras de o estresse levar ao fim de um relacionamento romântico:
1. Mudanças de humor
Pessoas que sofrem de problemas de ansiedade podem se comportar perfeitamente normal em um minuto e agir como uma pessoa totalmente diferente no próximo. Isso faz com que seu ente querido se sinta confuso. Francamente, pode se tornar cansativo muito rapidamente para sempre sentir que você deve andar sobre cascas de ovos.
2. Egoísmo
Para uma pessoa ansiosa, seus pensamentos e sentimentos dominam grande parte do seu dia. Eles estão focados no que estão pensando ou sentindo ou enfrentando, a ponto de terem dificuldade em reconhecer ou expressar empatia pela forma como outra pessoa está se sentindo. Então, se seu parceiro está passando por um problema pessoal, eles são incapazes de mostrar simpatia ou ajudá-lo a superar o desafio.
Dado que as relações devem ser alimentadas por ambas as partes envolvidas para o sucesso, essa auto absorção pode deixar seu parceiro insatisfeito e desvalorizado. Como definido, egocêntrico é uma pessoa que só se importa e se interessa por si mesma.
3. Repetição
Muitas vezes, uma pessoa com ansiedade quer refazer uma situação várias vezes, falando sobre isso incessantemente. Enquanto eles estão legitimamente tendo problemas para “superar isso”, seu foco a laser em um tópico ou evento singular pode se tornar cansativo, deixando seu parceiro se sentindo frustrado. Nesse sentido, há muitas dúvidas que as pessoas têm em relacionamentos, fatal model é uma alternativa viável para muitas delas em alguns casos, e em outros não.
A maioria de nós tem a capacidade de superar episódios perturbadores, mas pessoas com ansiedade continuam a analisar demais uma situação por um longo período de tempo, a ponto de se tornar uma obsessão exasperante.
4. Suspeita
A ansiedade pode resultar em sérios problemas de confiança. Uma pessoa com ansiedade que suspeita que seu parceiro está traindo, mesmo sem um pingo de evidência, vai se convencer de que algo está errado no relacionamento.
Embora essa suspeita profundamente enraizada possa ser baseada em relacionamentos anteriores, eles fazem suposições que podem levar a acusações infundadas que, por sua vez, resultam em discussões acaloradas. Eles também podem apresentar extrema carência, exigindo constante garantia de que seu companheiro não se desviou.
5. Preocupe-se
Como a ansiedade pode danificar relacionamentos, uma pessoa que sofre de ansiedade provavelmente sofreu alguns rompimentos dolorosos. Assim que o brilho passar, ele ou ela pode começar a ficar obcecado com o fim do relacionamento atual, obsessivamente imaginando quando e como isso vai acabar.
Eles acreditam que todos os problemas na relação estão aos seus pés e que eles são indignos de uma conexão normal e saudável. Uma pessoa que sofre de ansiedade enquanto está em um relacionamento vai, literalmente, esperar que a relação falhe em última instância.
6. Nervosismo
Pessoas que sofrem de ansiedade podem ficar extremamente nervosas em sair de sua zona de conforto. A ideia de participar de uma festa cheia de pessoas que eles não conhecem, mesmo com seu parceiro. Vamos nos preocupar obsessivamente com o que eles falam, se preocupar que eles não serão aceitos. Nós também tendemos a ficar obcecados com o que vestir e nos preocupar que eles vão dizer a coisa errada.