Preso em Pitanga por posse irregular de arma de fogo, maus tratos a animais que usava para caça ilegal

 Preso em Pitanga por posse irregular de arma de fogo, maus tratos a animais que usava para caça ilegal

Na segunda-feira, dia 05 de junho de 2021, por volta das 10h00min, a equipe policial recebeu uma denúncia anônima através de ligação 190, dando conta que na Rua Voluntários da Pátria, Bairro Planalto, em Pitanga, estaria ocorrendo uma situação de maus tratos a animais, que na residência teria uma grande quantidades de cachorros, quais estariam presos em meio a fezes e mal alimentados.

Diante da denúncia, foi deslocado até o local, foi conversado com a proprietária da residência, uma senhora, questionado a mesma a respeito dos animais, ela relatou que esses cachorros são de propriedade de seu filho, e autorizou a equipe a verificar as condições dos animais, sendo que atrás da residência a equipe localizou seis cachorros da raça americano, sendo que três animais estavam presos em um mesmo recinto, dois amarrados com coleira e corrente e o outro amarrado com uma pequena corda e sem coleira, que no local existia acumulo de fezes e forte odor, que os animais estavam bastante magros e apresentavam característica de animais usados para a atividade de caça.

Dessa forma, foi questionada a senhora A. se seu filho realizava caça e se o mesmo teria algum tipo de arma de fogo dentro da residência, sendo que a mãe confirmou que o filho é caçador, porém, não possui nenhuma arma em casa, questionada também se a equipe policial poderia dar uma verificada na residência, ela sem nenhuma coação física ou moral permitiu a equipe a realizar buscas na residência conforme termo de autorização de busca domiciliar em anexo, sendo que sobre o estante da sala foi localizado uma espingarda da marca Rossi calibre .36 nº de serie 102073 com capacidade de 1 disparo.

Diante do fato, foi questionado a senhora a respeito da arma em questão, sendo que A. afirmou ser de seu filho. Questionado a respeito do paradeiro da pessoa, relatou que teria saído mais logo voltaria, sendo assim a equipe aguardou até a chegado do mesmo, sendo então realizado a abordagem e questionado o mesmo a respeito da arma, sendo que L. afirmou ser o proprietário da arma e que realmente exerce a atividade de caça predatória, que os cachorros são de sua propriedade e são utilizados para esse fim.

A equipe perguntou se o mesmo teria mais armas de fogo ou munições, e quais seriam as pessoas que realizam a atividade de caça com o mesmo, porém, ele negou ter mais armas e entregou para a equipe 3 cartuchos calibre. 36 intactos, relatou ainda que caça sozinho e que fez a compra da arma à aproximadamente 4 meses através de redes sócias e que não conhece a pessoa de quem adquiriu a espingarda.

Diante do fato, foi dado voz de prisão ao indivíduo, sendo o mesmo conduzido no banco traseiro da viatura policial, sem o uso de algemas, sendo entregue a 45º DRP de Pitanga para serem tomados os procedimentos cabíveis juntamente com a arma e as munições apreendidas.

Vale ressaltar que os animais encontrados pela equipe policial permaneceram na residência do autor, tendo em vista o Município de Pitanga não possuir uma instituição de abrigo para animais. Que fotos dos animais e do local insalubre foram repassado para a Polícia Civil, para realizar os procedimentos necessários.