Treze países já garantiram vaga para a Copa do Mundo do Catar, que começa em exatos 365 dias

 Treze países já garantiram vaga para a Copa do Mundo do Catar, que começa em exatos 365 dias

A um ano da Copa do Mundo do Catar, veja as seleções já classificadas.

O panorama da Copa do Mundo do Catar, em 2022, fica cada vez mais claro, com a presença confirmada de tradicionais seleções. Treze países já garantiram vaga para a competição, que começa em exatos 365 dias, em 22 de novembro, com final prevista para 18 de dezembro.

As edições costumam ser realizadas entre junho e julho, durante o verão europeu. Mas a estação no Catar é marcada pelo calor extremo, com a temperatura média variando entre 35ºC e 45ºC. Por isso, a Fifa decidiu realizar a Copa do Mundo durante o inverno do país, no fim do ano.

Nas Américas, o Brasil foi o primeiro país se classificar, após vencer a Colômbia no dia 11 de novembro, e mantém a escrita como único a participar de todas as 22 edições do Mundial.

Na última terça-feira (16) foi a vez de a Argentina conquistar uma vaga na Copa. Depois de empatar com a seleção brasileira, os argentinos foram beneficiados pelos tropeços dos principais concorrentes.

Na Europa, a fase de grupos foi concluída e classificou dez seleções: AlemanhaBélgicaCroáciaDinamarcaEspanhaFrançaHolandaInglaterraSérvia e Suíça.

Países com peso no futebol não conseguiram vaga direta e terão de disputar a repescagem europeia, como Portugal, Itália e Suécia. Esta última fase conta com doze seleções, e somente três delas vão ao Catar.

Além dos listados acima, o país-sede, Catar, também está no Mundial. A disputa pelas outras 19 vagas segue nas Eliminatórias continentais.

Esta será a última edição com 32 seleções. A Fifa já confirmou que a próxima edição, que será sediada por Canadá, Estados Unidos e México, contará com 48 países, divididos em 16 grupos de três.

Henrique Andrade da CNN São Paulo