PM atira contra veículo em fuga e apreende mais de meia tonelada de maconha em Manoel Ribas

 PM atira contra veículo em fuga e apreende mais de meia tonelada de maconha em Manoel Ribas

A droga foi pesada no hospital municipal de Manoel Ribas, onde totalizou 555,00kg divididos em 33 embalagens.

No início da tarde de quarta-feira, dia 13 de julho de 2022, por volta das 12h30min, a equipe policial militar durante deslocamento na PRC-487, rodovia que liga Manoel Ribas a Nova Tebas, para realizar patrulhamento na região do Distrito de Vila Nova dos Alemães, que pertence ao Município de Pitanga, avistou dois veículos totalmente insufilmados e em velocidade excessiva, sendo um Astra de cor prata e uma Toro de cor branca, onde por se tratar de um local em que é recorrente o crime de tráfico de drogas e contrabando.

A equipe realizou manobra para tentar realizar a abordagem, momento em que os veículos aceleraram e iniciaram fuga em alta velocidade, realizando manobras de ultrapassagem em local proibido.

O veículo Astra foi perdido de vista, iniciando-se acompanhamento tático ao veículo Toro, o qual realizada diversas ultrapassagens, e em diversos momentos “fechavam” a viatura policial, tentando fazer com que ela colidisse contra os demais veículos.

Diante de tal situação, a equipe necessitou realizar 02 disparos para que o veículo parasse, logrando êxito em atingir o pneu dianteiro direito, momento em que o veículo ingressou em uma lavoura e prosseguiu em fuga até colidir contra uma elevação no relevo, onde foi possível realizar a abordagem.

Foi possível constatar que o veículo estava totalmente carregado com maconha e 01 rádio comunicador.

Em consulta ao seu chassi, foi verificado que se trata realmente de um veículo de mesmo modelo e cor (toro branca) porém, com placas diversas com alerta de furto/roubo conforme boletim de ocorrência anteriormente registrado.

A equipe solicitou apoio devido a situação, onde a equipe de Pitanga auxiliou na remoção do veículo com a carga até a Delegacia de Manoel Ribas.

A equipe RPA Pitanga, Polícia Civil e comando do destacamento de Manoel Ribas, após recebimento de informações de que um veículo com características do veículo Astra estaria abandonado na região do Distrito da Barra Santa Salete, interior de Manoel Ribas, onde foi localizado este veículo, sendo um Astra e também localizado o condutor em uma mata, um homem de 30 anos, o qual confirmou que estava de batedor da carga que estava no veículo Fiat/Toro, e que o mesmo estava lesões na face em virtude da colisão.

A droga foi pesada no hospital municipal de Manoel Ribas, onde totalizou 555,00kg divididos em 33 embalagens.

Foram encaminhados os veículos, a droga, os pertences e autores para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências.

Ambos os veículos foram guinchados pela empresa que realiza guincho do Município de Manoel Ribas.

Em ato contínuo, após a prisão em flagrante dos dois homens, foi verificado que na tela do celular apreendido de um dos mesmos, um número telefônico constantemente estava enviando mensagens e apareciam na tela, e que denotavam que um dos abordados havia pedido ajuda e que estava a caminho, foi quando ainda o boletim de ocorrência era confeccionado, a equipe recebeu a informação de que um veículo Astra de cor verde, placa de Capanema/PR, estava no pátio de um posto de combustíveis na Vila Nova dos Alemães com uma pessoa de estatura alta e obesa, de camiseta verde estampada, acompanhado de um veículo Fiat Strada de cor branca, que teria sido guinchado.

A equipe ao chegar no posto de combustíveis, não encontrou o guincho com o veículo Fiat Strada, mas foi encontrado o Astra verde e a pessoa com a descrição da informação anônima que nos foi passada.

Ao dar voz de abordagem e indagado sobre, se era ou não, proprietário ou condutor do veículo Astra de cor verde estacionado no pátio do posto de combustíveis, a pessoa posteriormente identificada como sendo um homem de 38 anos, negou em um primeiro momento, mas após admitiu sua posse e começou a cair inúmeras vezes em contradição.

Em uma das várias versões e motivos que apontou para estar naquele local, afirmou que teria vindo socorrer uma pessoa, mesmo nome encontrado em papeis no interior do veículo Astra prata, conduzido por um dos outros abordados.

Indagado mais uma vez, reconheceu que veio socorrer outra pessoa que havia se acidentado.

Diante de tanta contradição, foi conduzido para a Delegacia de Manoel Ribas, e quando ainda estava sendo apurado seu envolvimento, tanto que estava sem algemas, de forma desesperada, projetou-se em direção a seu aparelho celular com o intuito de destruí-lo, sendo contido por todos os policiais que se encontravam na sala de lavratura de flagrantes e boletins.

Foi necessário o uso de força moderada para arrancar o celular de sua mão e evitar que ele o destruísse, sendo em seguida algemado por esse motivo, e então foi colocado em local separado dos demais conduzidos.

Obs: foi necessário o uso de algemas nos outros dois conduzidos em virtude dos mesmos tentarem empreender fuga.